quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Mamíferos


Os mamíferos são por definição, animais que mamam. Todos os mamíferos tem como características comuns a presença de glândulas mamárias.Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.

Uma característica única dos mamíferos é a capacidade de brincar. Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam saber para a sua vida adulta através de brincadeiras, onde as crias experimentam, entre si e com adultos, as técnicas de caça, luta e acasalamento. Estas brincadeiras estabelecem frequentemente uma hierarquia que se manterá na fase adulta, evitando conflitos potencialmente perigosos para os indivíduos.

Os antepassados dos mamíferos foram um grupo de répteis designados terapsídeos. Estes animais eram pequenos carnívoros ativos e viveram no período Triássico (225 M.a. atrás).
Além de importantes diferenças a nível do crânio, os terapsídeos desenvolveram um esqueleto mais leve e flexível, com os membros alinhados por baixo do corpo, tornando-os mais ágeis e rápidos.
Desenho de como teria sido um Terapsídeos

A transição de réptil para mamífero terminou há cerca de 195 M.a., coincidindo com a ascensão dos dinossauros, ameaçando os recém-formados mamíferos de extinção. No entanto, a sua capacidade de controlar a temperatura interna talvez explique porque os mamíferos sobreviveram ao arrefecimento global do fim do Mesozoico. 

Habitat:
Os mamíferos são animais que vivem nos mais variados locais da Terra, desde as regiões tropicais aos polos, e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. Eles dominam os habitats terrestres do nosso planeta.
Os mamíferos são encontrados em praticamente todos os habitats do mundo. ... Alguns mamíferos, como as lontras, os castores e as focas, vivem tanto em terra quanto na água. As baleias, os golfinhos e os peixes-boi são mamíferos que passam a vida inteira na água.

Alimentação:
Aqueles que se alimentam de outros animais são chamados de carnívoros. ... Os mamíferos que se alimentam de plantas, como os cervos, os bois e os elefantes, são chamados de herbívoros. Os mamíferos que comem tanto carne quanto vegetais são chamados de onívoros.

Classificação:
Domínio: Eukaryota (Eucariontes)

Reino: Animalia
Subreino: Metazoa (Metazoarios)
Filo: Chordata (Cordados)
Subfilo: Vertebrata (Vertebrados)
Infrafilo: Gnathostomata (Gnostomados)
Superclasse: Tetrapoda (Tetrápodes)
Classe: Mammalia

Reprodução: Os marsupiais, um grupo de mamíferos que inclui os cangurus e coalas, têm métodos reprodutivos muito incomuns. Eles dão à luz no início do processo de desenvolvimento do filhote. Então, eles continuam a se desenvolver em uma bolsa localizada na barriga da mãe.
Tamanho ao longo da história: Os primeiros mamíferos evoluíram há cerca de 215 milhões de anos, em torno do mesmo tempo em que os dinossauros surgiram. Durante quase 150 milhões de anos, os dinossauros impediram a evolução dos mamíferos, forçando-os a permanecerem pequenos. Até a extinção dos dinossauros, nenhum mamífero se tornou maior do que um gato doméstico.
Locomoção dos Mamíferos: Os morcegos são os únicos mamíferos que voam. Com os dedos extremamente alongados e uma membrana esticada entre eles formando a asa, ela se assemelha anatomicamente a mão humana. Quase 1.000 espécies de morcegos podem ser encontradas em todo o mundo. Na verdade, os morcegos representam um quarto de todas as espécies de mamíferos na terra.
Os mamíferos se locomovem de formas diferentes. Alguns mamíferos se movem sobre quatro patas. Os morcegos são os únicos que podem voar. As toupeiras têm patas que usam para escavar. Os golfinhos e baleias têm nadadeiras e caudas para nadar. Eles possuem colunas vertebrais. Um mamífero pode parecer muito diferente do outro, mas todos eles têm esqueleto ósseo. Estes esqueletos os mantêm em pé e possibilitam que eles se locomovam. Nos últimos 500 anos, pelo menos 75 espécies de mamíferos foram extintas. Mais de 25 por cento está em perigo de extinção.
Temperatura corporal dos mamíferos: A temperatura pode estar muito fria ou ferver água quente, mas os corpos dos mamíferos são formados para manter praticamente a mesma temperatura o tempo todo. O sangue quente permite que eles sejam animais bastante ativos e vivam em uma grande variedade de lugares.
Comunicação:A maioria dos mamíferos se comunica através de odores, que são produzidos pelas glândulas sudoríparas ou sebáceas. Cada mamífero tem um posicionamento único de suas glândulas odoríferas. Os elefantes, por exemplo, têm glândulas na parte de trás de seus olhos, enquanto veados têm em suas patas. Embora essas glândulas odoríferas tenham uma função importante para muitos mamíferos, elas também facilitam sua caça. Os animais costumam usar suas glândulas para marcar território. As girafas não possuem cordas vocais, e sim pregas vocais. Por isso são quietas, dificilmente vocalizam.


Curiosidades:


  • Existem mais de 4200 espécies de mamíferos.
  • A palavra mamífero vem do latim mamma, que significa mama, fazendo referência ao órgão que produz leite nos animais do sexo feminino.
  • Muitos mamíferos gastam bastante a sua energia na infância, saltando e brincando. Entretanto, os filhotes de girafas e bezerros costumam ficar mais parados, pois precisam usar sua energia para crescer.
  • Os maiores e mais altos animais do planeta são mamíferos. São eles: a girafa é o mais alto; o elefante africano o maior
  • Embora os elefantes pesem mais de 5 toneladas e tenham patas enormes, eles mal deixam pegadas por onde passam. Isso porque suas patas são tão grandes e distribuem o peso tão perfeitamente que mal deixam marcas no solo.
  • Os hipopótamos dão à luz e amamentam seus filhotes sob a água, embora quase todos os seus predadores vivam na água.
  • Os mamíferos têm pulmões e precisam de ar para respirar.
  • Os morcegos podem viver de 20 a 30 anos, o que é algo raro entre animais pequenos.
  • Uma baleia cinzenta do Pacífico fêmea costuma ter filhotes com cerca de 900 kg. Ela pode nadar por mais de 16 mil quilômetros e produzir 6 toneladas de leite materno sem comer nada.
  • Embora os elefantes pesem mais de 5 toneladas e tenham patas enormes, eles mal deixam pegadas por onde passam. Isso porque suas patas são tão grandes e distribuem o peso tão perfeitamente que mal deixam marcas no solo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário